UNO Internacional

Cambridge English - ETS Toefl

Ensino Médio

Sistema de Avaliação

      Para viabilizar a aplicação da proposta pedagógica, o CIAM trabalha com diferentes ferramentas avaliativas:

  • Avaliação Processual - AP: visa acompanhar e valorizar todo o processo de ensino-aprendizagem, sendo  composta por diversas ferramentas que compõem a nota como: a frequência, a pontualidade, a participação às aulas, a realização de tarefas e de trabalhos de pesquisas.
  • Prova Específica de Conteúdo  –  PES: essa   etapa  do  processo  avaliativo  é  constituída   por  provas dissertativas específicas para o conteúdo trabalhado.
  • Prova de Avaliação Continuada de Conteúdos – PACC: é composta por uma prova cumulativa, abrangendo todo o conteúdo de cada componente curricular cursado pelo educando. Essa prova é composta por questões objetivas, de natureza operatória.
  • EXPOCIAM – Trabalhos e Projetos referentes a um determinado tema, acontece anualmente no mês de outubro.
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O cálculo da Média Parcial Anual do aluno será o resultado da divisão do somatório das avaliações realizadas durante o ano dividido pela quantidade de números de avaliações.


        MPA = AP1+AP2+PES1+PES2+PACC+AP3+PES3+EXPOCIAM (ou TCC)
                                                                          8  

         

Recuperação Final

Ao final do ano letivo, poderá participar da recuperação final o educando com média final inferior a 6,0 (seis) e frequência igual ou superior a 75% nos seguintes casos:
a) - Os educandos do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental com rendimento insatisfatório em até três componentes curriculares;
b) - Os educandos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio com rendimento insatisfatório em até cinco componentes curriculares.
Os demais educandos com rendimento insatisfatório serão retidos sem direito à recuperação final. A  nota da  recuperação final será o resultado de no mínimo  dois instrumentos   de   avaliação.     
 c) Não será permitido ao aluno em Recuperação Trimestral e/ou Final o acúmulo da pontuação além da nota 6 (seis).

 


Cálculo para obter a Média Final (MF)

       MF = MPA (Média Parcial Anual) + MRF (Média da Recuperação Final)
                                                                          2
      
      

Retenção Após Recuperação Final

Serão considerados retidos após recuperação final e Conselho de Classes alunos do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em qualquer disciplina que componha sua recuperação final e os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em 3(três) ou mais disciplinas.

      

Progressão Parcial (MEI)

Serão considerados promovidos parcialmente os educandos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, com rendimento escolar insatisfatório em até 2 (duas) disciplinas.